Logos

Reflexos da emigração no concelho de Fafe nas décadas de 60 a 80 do séc. XX: um projeto de conservação, informatização e divulgação

Nº expediente:
2014/072
País:
Portugal
Año:
2014
Web
Web del proyecto
Institución beneficiaria:
Municipio de Fafe
Cantidad subvencionada:
5000 €
Estado:
Aprobado, Finalizado

Portugués

Este projeto de conservação, informatização e divulgação com que o arquivo Municipal de Fafe se canditou ao programa ADAI tinha como objetivo colocar em domínio público uma fonte priviligiada para o estudo dos contextos sociais e culturais relacionados com a emigração, cujo alcance académico, científico e do cidadão comum vai para lá da história, dizendo respeito também  à história das populações e à sociologia da Cultura em Portugal.

Assente na visibilidade da descoberta dos efeitos da emigração nos territórios de destino e de retorno, bem como nas expressões que refletem o cruzamento de culturas, transformando-as em marcas patrimoniais de História económica , social, e cultural, o cerne de4ste projeto passou pelo desenvolvimento de uma plataforma de informação concebida como uma construção de conteúdos para a dinamização de atividades de pesquisa, tendo como destinatários priviligiados os migrantes, descendentes e associações, envolvendo os estudiosos que centram os seus trabalhos nesta área temática, bem como aqueles que se encontram exilados ou refugiados.

Este projeto, financiado por Iberarchivos-Programa ADAI, permitirá ao cidadão identificar indivíduos, estruturas sociais e respectivas trajetórias durante o seu processo de emigração.

A interface Web tem como suporte uma Base de dados, povoada com a informação extraída dos fundos documentais do Arquivo Municipal , nomeadamente os Processos de emigração, recorrendo a uma Ontologia para tornar a pesquisa eficaz e fácil para o utilizador final.

Ver documento PDF

 

Las imágenes que ilustran este proyecto están protegidas por la legislación vigente en materia de derechos de autor y su uso por parte de terceros requiere autorización.

Top