Logos

Conservação e acesso ao Acervo de Cartazes Cinematográficos do CRAV

Nº expediente:
2014/007
País:
Brasil
Año:
2014
Web
Web del proyecto
Institución beneficiaria:
Associação dos amigos do Centro de Cultura de Belo Horizonte (AMICULT)
Cantidad subvencionada:
8.000,00 €
Estado:
Aprobado, Finalizado

Portugués

A AMICULT, associação dos amigos do centro de Cultura de Belo Horizonte, é uma entidade cultural sem fins lucrativos fundada em 1999 para apoiar e incentivar ações culturais desenvolvidas pelo Centro de Cultura de Belo Horizonte e por outros equipamentos culturais congêneres.

Neste projeto financiado pelo Programa Iberarchivos , a AMICULT desenvolveu trabalhos de Conservação, Descrição, Catalogação e Disponibilização do Acervo de Cartazes Cinematográficos do Museu da Imagem e do Som (MIS) de Belo Horizonte.

O  Acervo de cartazes do MIS, com mais de 1600 exemplares, é formado por peças gráficas ligadas a filmes nacionais e estrangeiros. Este acervo constitui-se como memória do cinema, do design e das artes visuais mas também como importante fonte de informação para pesquisas relacionadas com o cinema. É um acervo iconográfico que reúne material raro e que é também, em boa parte, testemunho de um período histórico concreto do Brasil – quando as marcas da censura aparecem explícitas no material de divulgação das obras audiovisuais – sendo a sua disponibilização de grande valia para inúmeros perfis de consulentes.

O trabalho realizado consistiu num cuidadoso processo de conservação, descrição e organização dos fundos e coleções de cartazes e cartazetes do MIS e na sua posterior digitalização –  para ampliar o acesso a esses materiais.

Em parceria com o Programa  e com o apoio do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, através deste projeto, o MIS disponibiliza virtualmente o seu acervo de cartazes cinematográficos coletados ao longo de mais de 20 anos de atuação da instituição na preservação do patrimônio audiovisual da cidade de Belo Horizonte.

 

VER DOCUMENTO PDF

 

Las imágenes que ilustran este proyecto están protegidas por la legislación vigente en materia de derechos de autor y su uso por parte de terceros requiere autorización.

Top