Logos

Testemunhos de emigração entre o norte de Portugal e Brasil – conclusão

Nº expediente:
2014/070
País:
Portugal
Año:
2014
Web
Web del proyecto
Institución beneficiaria:
Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. Arquivo Distrital do Porto
Cantidad subvencionada:
8.000,00 €
Estado:
Aprobado, Finalizado

Portugués

O Arquivo Distrital do Porto (ADP) tem a missão de promover o conhecimento, a fruição do patrimônio arquivístico e assegurar a garantia dos direitos do Estado e dos cidadãos, nomeadamente pela utilização dos documentos na atividade administrativa. É no âmbito dessas atribuições que o Arquivo distrital do Porto incorpora e valoriza a documentação do registo civil, dos cartórios notariais, dos tribunais e de serviços públicos cessantes – e de outras instituições detentoras de arquivos de inegável valor – e presta consultoria e apoio técnico a instituições de arquivo e outras entidades.
O ADP desenvolve também atividades que o relacionam das mais variadas formas com os cidadãos e as instituições e que promovem a participação e a cidadania na preservação do patrimônio arquivístico como instrumento de salvaguarda de direitos e deveres e de promoção cultural e cívica.

Este projeto do ADP, financiado por Iberarchivos – Programa ADAI, teve como objectivo principal, nesta sua fase de conclusão, a Higienização e o reacondicionamento  dos processos de passaportes produzidos entre 1917 e 1944 – documentação inserida no período temporal correspondente ao pico de emigração para o Brasil, bem como a todo o período compreendido entre a 1ª e 2ª Guerras Mundiais – com vista a facilitar o acesso à documentação.

A higienização dos documentos incluiu a remoção de materiais impróprios como cordas e papéis muito ácidos, poeiras soltas e aderentes (por via mecânica a seco)  e elementos metálicos oxidados como ataches, alfinetes, clips e agrafos. As operações foram executadas com o recurso à utilização de materiais e equipamentos adequados. O valor total dos documentos higienizados é de 120.000 processos higienizados, correspondendo a 600.000 documentos.

O processo de reacondicionamento consistiu em colocar os processos em caixas de cartão isentas de ácido, unir os documentos de cada processo em capilhas A3 de papel neutro e colocar a respectiva referencia arquivística. O valor total dos processos reacondicionados é de 120.000 processos colocados em 12.000 caixas.
Foi também executada a carimbagem e a colocação da cotas em todos os macetes. A numeração original dos processos foi mantida sendo a  cota topográfica e o carimbo do Arquivo Distrital do Porto colocados em todos os processos.

Os documentos em mau estado de conservação foram planificados, consolidados nas zonas em desagregação e reacondicionados em capilhas A3 de papel neutro e caixas de cartão isento de ácido. Em seguida toda a documentação se reinstalou, adequadamente, num depósito climatizado.

Foi também realizada a descrição arquivística da série com o objectivo de retirar a informação relevante para o acesso rápido à informação e normalizar processos.
Esta descrição dos processos de passaportes foi feita ao nível da unidade de instalação.

Todas as operações previstas para a realização deste projeto arquivístico foram elaboradas com sucesso e nos prazos estipulados, sendo o apoio do programa Iberarchivos – ADAI fundamental porque  permitiu a contratação de um recurso humano e a aquisição de materiais, essenciais para a execução e finalização deste projeto.

O tratamento da série Processos de Passaportes de Emigrantes foi concluído e este universo documental foi inserido no período correspondente ao pico da emigração para o Brasil (1905 a 1930), podendo ser consultado através do sitio: http://pesquisa.adporto.pt, sob o código de referencia PT/ADPRT/GCPRT/J_E/099.

 

VER DOCUMENTO PDF

 

 

Top